Covid-19: Surto que causou 21 mortos em lar de Grândola "está resolvido"
O surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Grândola "está resolvido", depois de causar 21 mortos entre os utentes da instituição, disse hoje à Lusa o provedor, Horácio Pereira.
© Getty Images
País Covid-19
"Neste momento encontra-se infetada apenas uma funcionária, que já está quase a completar os 15 dias de quarentena e, por isso, está quase a voltar", explicou o responsável.
No último rastreio realizado na instituição, "não foi detetado mais qualquer caso positivo", frisou Horácio Pereira.
Na terça-feira, vão receber a segunda dose da vacina os 11 utentes e 47 funcionários do lar a escapar ao surto, que atingiu 190 pessoas, das quais 142 idosos e 48 trabalhadores da instituição.
Aos 21 mortos provocados pelo surto que atingiu o lar da Santa Cada da Misericórdia neste ano há a acrescentar três utentes que morreram, vítimas de covid-19, ainda no ano passado.
Este segundo surto de covid-19 foi detetado quando um funcionário e cinco utentes tiveram testes com resultados positivos para o coronavírus SARS-CoV-2 num rastreio realizado em 11 de janeiro, após uma primeira funcionária ter sido diagnosticada com a doença, no início desse mês.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.531.448 mortos no mundo, resultantes de mais de 114 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.351 pessoas dos 804.956 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: (Mais) três 'apanhados' por violação do confinamento em Arouca e Grândola
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com