Segundo a Câmara de Reguengos de Monsaraz, a intervenção na Praça da Liberdade teve como objetivo tornar este espaço do centro da cidade alentejana "mais atrativo para a população", com a criação de "mais zonas pedonais".
As obras integraram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Reguengos de Monsaraz, o qual prevê intervenções nas áreas da regeneração urbana, mobilidade urbana e apoio a comunidades desfavorecidas.
Segundo o município alentejano, o PEDU do concelho abrange um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros, apoiado a 85% por fundos comunitários, através do programa Portugal 2020.
Na área poente da praça, destacou o município, "foi instalado um palco para atividades culturais, um sistema de jogo de água com 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro".
Este sistema de pulverização poderá "originar a diminuição em três ou quatro graus centígrados" da temperatura ambiente no verão, sendo que é nesta zona que vai ficar "a maioria das esplanadas dos estabelecimentos de restauração", adiantou.
Na área nascente da Praça da Liberdade, assinalou a autarquia, foi colocado "um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada".
A praça tem agora iluminação cénica em todas as árvores, repuxos e fachadas históricas, um carregador para veículos elétricos e poderá ser fechada à circulação automóvel, com pilaretes retráteis, quando existirem eventos.
Um carrossel vai também ser instalado no espaço pela câmara municipal, quando já não existirem "restrições" devido à pandemia de covid-19, para a utilização desse equipamento de diversão, acrescentou.
Leia Também: Lar de Reguengos de Monsaraz. Médicos falam em "pressão política"