Em comunicado, o COMEPORT diz que, entre as 09:00 e as 17:00 de domingo, "realizou mais uma operação que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade, e fiscalização das medidas de controlo da pandemia covid-19, de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública, e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na área de Vila Nova de Gaia".
Nas oito horas da operação policial, o efetivo da Divisão Policial de Vila Nova de Gaia elaborou 139 Autos de Notícia por Contraordenação (ANCO) "no âmbito das medidas de controlo da pandemia da doença covid-19".
Os agentes policiais efetuaram uma detenção por condução sob o efeito do álcool e registaram cinco infrações "ao Código da Estrada e demais legislação rodoviária".
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
O Comando Metropolitano do Porto sublinha que a PSP, "no contexto da atual situação epidemiológica, continuará a proceder a ações de fiscalização sobre as medidas e normativos de proteção e segurança dos cidadãos".
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.716.035 mortos no mundo, resultantes de mais de 123 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.784 pessoas dos 817.778 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.