O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, já foi vacinado contra a Covid-19. A inoculação com a primeira dose da vacina da AstraZeneca decorreu no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.
Questionado pelos jornalistas sobre se teve alguma apreensão quanto à vacina em causa, o governante foi perentório. "Com certeza que não. Fui hoje vacinado com a vacina da AstraZeneca e a mensagem que quero deixar é uma mensagem de confiança".
"Confiança, em primeiro lugar, na Ciência. De confiança na vacinação, também. Nos profissionais de saúde que vão fazendo esta vacinação. De confiança nos organismos como a EMA e o Infarmed", elencou o governante, referindo-se à reintrodução da vacina da AstraZeneca "com toda a sua segurança, eficácia e qualidade".
Interrogado sobre alegações da parte dos Estados Unidos sobre a falta de transparência no processo que concluiu que a vacina é segura e eficaz, Lacerda Sales reforçou que "acredita na Ciência".
"A Ciência tem de ter rigor e é esse rigor e o acreditar na transparência, na segurança, na eficácia e na qualidade desta vacina, depois dos ensaios clínicos que foram realizados", destacou, acrescentando: "É por isso que aqui estou, a levar a vacina da AstraZeneca com toda a confiança".
Reforçando a mensagem de confiança, Lacerda Sales apelou aos portugueses que se "vacinem, quando for a sua vez, com a vacina que lhes for atribuída". "Que não haja qualquer tipo de temor relativamente a qualquer vacina, porque, tal como eu, vão com certeza proteger-se e proteger os outros".
Sobre a possibilidade de se avançar com a vacinação nas faixas etárias dos 40 aos 60 anos, Lacerda Sales disse apenas que "os ajustes" ao plano se vão fazendo "gradual e progressivamente".
O governante afirmou ainda que tem "muito orgulho" no Serviço Nacional de Saúde, "pela equidade, pela universalidade e pela gratuitidade até" da vacina contra a Covid-19. "Principalmente pelo facto de o SNS estar a defender a faixa dos mais vulneráveis", disse, sinalizando que no final do mês mais de 80% das pessoas com mais de 80 anos estarão imunizadas, que cerca de 90% dos lares de idosos estarão vacinados.
Lacerda Sales frisou que não foi vacinado enquanto profissional de saúde. "Porque entendi que, como é óbvio, não estando na linha da frente, esperaria pela minha vez, e a minha vez foi esta. Esperei com tranquilidade e serenidade", declarou, apelando aos portugueses que esperem com o mesmo sentimento. "Todos aqueles que querem ser vacinados serão com certeza vacinados na sua vez", rematou.
Portugal diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 575 contágios pelo novo coronavírus e 11 mortes relacionadas com a Covid-19, indica o relatório divulgado esta quarta-feira. Apesar da incidência ter descido ligeiramente, o Rt voltou a subir, fixando-se agora nos 0,91.
Leia Também: AO MINUTO: Rt sobe mas incidência desce; Longa fila em Carnaxide