No âmbito de um acordo-quadro da União Europeia (UE), Portugal vai receber cerca de um milhão de testes rápidos de antigénio (TRAg).
A informação é avançada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) que, em nota partilhada no seu portal, refere que "os 100 milhões de euros disponibilizados pela Comissão Europeia para a celebração deste acordo-quadro irão permitir a compra de mais de 20 milhões de testes, que serão distribuídos pelos vários países da UE, segundo o critério estabelecido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças".
Um primeiro lote, de cerca de 750 mil testes, será distribuído de forma faseada "durante as próximas três semanas, de acordo com as necessidades e situação epidemiológica de cada uma das administrações regionais de saúde (ARS)".
"Os 1.025.219 testes que Portugal vai receber serão alocados à Reserva Estratégica Nacional e distribuídos pelas várias ARS", revela ainda o SNS.
#COVID19PT | #Portugal recebe mais de um milhão de testes rápidos de antigénio. Primeiro lote, de cerca de 750 mil, será distribuído faseadamente durante as próximas três semanas, de acordo com as necessidades e situação epidemiológica de cada uma das ARS.https://t.co/7YPzAPNsRZ
— Saúde PT (@saude_pt) March 25, 2021
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou ontem 11 mortes relacionadas com a Covid-19 e 575 novos casos de infeção com o novo coronavírus, valores que se têm mantido estáveis desde o início de março.
Leia Também: AO MINUTO: Emergência votada hoje. AstraZeneca baixa eficácia de vacina