GNR socorre idosa que caiu e morava sozinha. Alerta foi dado pela filha
A filha da idosa não a conseguia contactar e pediu ajuda à GNR. Os militares encontraram a vítima caída no chão.
© Global Imagens
País GNR
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lisboa socorreu uma idosa de 80 anos que estava incontactável, no concelho da Lourinhã. O alerta foi lançado pela filha e os militares encontraram a vítima caída no chão.
Em nota enviada às redações, a força militar detalha que a filha da vítima alegou que não conseguia contactar a mãe, que vivia sozinha. Os militares deslocaram-se ao local e, ao tocarem à campainha, ouviram um pedido de socorro.
A idosa foi encontrada "caída no chão da sala, consciente, aparentando estar bastante debilitada". Com efeito, uma equipa de emergência pré-hospitalar foi encaminhada para o local e transportou depois a idosa para o Hospital de Torres Vedras.
O desaparecimento de idosos, lembra a GNR, "é um fenómeno para o qual a Guarda tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências".
Por isso, a força militar alerta, entre outros aspetos, que os "familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas para poderem sair de casa sozinhos". Já os idosos, sempre que possível, devem estar acompanhados de um telemóvel ligado.
Leia Também: Dois suspeitos de violência doméstica detidos pela GNR em Gaia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com