A Ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu que vai ser possível ultrapassar os 80% de pessoas com mais de 80 anos com, pelo menos, a inoculação de uma dose da vacina contra a covid-19.
A ministra desvaloriza que se trate apenas de uma primeira dose, defendendo que "o importante é que o processo está em curso e as pessoas estão a ser protegidas”.
"Quanto aos profissionais de saúde identificados como prioritários, estão praticamente todos vacinados já", precisou Marta Temido, durante uma visita ao arranque das obras de construção da Unidade de Saúde Familiar de Alcântara.
"Atingimos um milhão de pessoas com a primeira dose tomada e os 500 mil com duas doses tomadas”, acrescentou ainda a governante. Relativamente aos testes “tem sido feito um trabalho intenso".
A Ministra da Saúde faz por isso um "balanço muito positivo" da campanha de vacinação, esclarecendo que já foram cumpridas cerca de um milhão e meio de inoculações no território continental.
Questionada pelos jornalistas sobre as dúvidas em volta da vacina da AstraZeneca, Marta Temido adianta “muitos portugueses tomaram a vacina" anglo-sueca, muitos vão tomar e todos podem ter confiança em dois aspetos: "é aprovada pela Agência Europeia do Medicamento e voltou a ser analisada”.
[Notícia atualizada às 11h29]