A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai "reforçar o dispositivo nos distritos da Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo, num total de 250 operacionais".
A informação foi revelada esta sexta-feira pelo Ministério da Administração Interna (MAI) num comunicado enviado às redações, no âmbito das previsões meteorológicas esperadas para os próximos dias.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está previsto tempo seco, aumento gradual dos valores de temperatura máxima e vento de quadrante Leste para as próximas 72 horas.
Estes fatores, é explicado pelo MAI, "apontam para o agravamento do risco de incêndio rural", apelando a tutela aos cidadãos para que "adotem comportamentos preventivos e que tenham particulares cuidados na realização de trabalhos nos espaços florestais".
As medidas preventivas que estarão no terreno "envolvem também o reforço da presença e da capacidade de resposta dos operacionais da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e do dispositivo operacional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através de pré-posicionamentos estratégicos nas regiões do Norte e Centro".
Recorde-se que já no sábado, as temperaturas vão variar entre os 2ºC de mínima e os 26ºC. O Porto vai chegar aos 21ºC, Lisboa aos 24ºC, Évora aos 24ºC e Faro aos 26ºC.
Na segunda-feira prevê-se ainda mais calor, com algumas regiões do país a aproximarem-se dos 30ºC, como Santarém (28ºC), Leiria (27ºC) e Lisboa (26ºC). O Porto vai chegar aos 22º, Évora aos 25ºC e Faro aos 23ºC.
Leia Também: Vem aí uma massa de ar quente. Próximos dias serão de sol e calor