As restrições decretadas pelo Governo para a semana da Páscoa já começaram com a proibição da circulação entre concelhos a vigorar desde a passada meia-noite. Contudo, um estudo da consultora PSE, revelado pela TSF, mostra que os portugueses se parecem ter antecipado: 10,7% dormiram de quinta-feira para sexta-feira a mais de 100 quilómetros de casa - um aumento substancial em relação a dias anteriores.
As informações mostram ainda que mais de um milhão de pessoas dormiram fora de casa na última noite - "mais cerca de 400 mil" do que em dias anteriores.
"Houve, efetivamente, um aumento estatisticamente significativo, mesmo que ainda aquém da normalidade pré-pandemia, das deslocações para passar dormidas e estadias fora da área de residência, numa subida de mais de 50% na comparação com o valor médio que costumamos ter ao longo da semana", destacou Nuno Santos, especialista em mobilidade da PSE, em declarações à rádio.
Recorde-se que a circulação entre concelhos em Portugal Continental está proibida desde as 00h00 de hoje e as 05h00 de 5 de abril, a segunda-feira após a Páscoa, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de Covid-19.
A proibição de circulação entre os 278 municípios do continente vai ser aplicada neste período da Páscoa diariamente, segundo o plano de desconfinamento a "conta-gotas" apresentado pelo Governo em 11 de março e que começou a ser aplicado na semana passada.
Esta medida pretende "garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento", justificou o primeiro-ministro, António Costa.
O atual Estado de Emergência (o 13.º) está em vigor desde as 00h00 de 17 de março e até às 23h59 de 31 de março. O seguinte estado de exceção - de 1 a 15 de abril - foi esta quinta-feira aprovado no Parlamento, com os votos favoráveis de PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues.
Leia Também: Já é proibido circular entre concelhos. PSP reforça fiscalização na rua