O boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta segunda-feira revela que, duas semanas depois de ter arrancado o plano de desconfinamento, há 32 concelhos com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo primeiro-ministro como máximo a aplicar a nível nacional. A matriz de risco, que vai guiar o plano de retoma, mostra que Portugal continua no verde.
Olhando para o relatório mais recente da DGS, que traz números atualizados até 23 de março, o concelho onde a situação é mais grave é o Machico, com uma incidência de 601 casos por por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
A distribuição geográfica revela também que há 47 concelhos com incidência zero na quinzena a que se referem os números.
Para consultar o estado do seu concelho pode aceder aqui ao boletim e consultar as páginas 4, 5 e 6.
O plano de desconfinamento prevê novas fases de reabertura a 5, 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.
Semáforo revela que seguimos no 'verde'
Como já é habitual, o relatório da DGS vem também acompanhado da matriz de risco, que servirá de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal continua no 'verde'.
Portugal continua na zona 'verde', mas R(t) tem vindo a aumentar© DGS
A incidência em Portugal está em 70,0 casos de infeção por Covid-19 por 100.000 habitantes. No continente a incidência é de 63,4 casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100.000 habitantes.
O R(t) de Portugal está nos: 0,94 e no continente nos 0,93, uma ligeira subida face aos 0,93 anteriormente divulgados.
Em termos acumulados, o país soma agora um total de 820.716 casos de infeção e 16.843 mortes desde o início da pandemia.
Leia Também: Conselho Estratégico da Saúde pede orçamento suplementar para o SNS