Segundo o boletim diário, dos oitos novos casos de contágio, cinco foram em contexto de transmissão comunitária e três referentes a viajantes não residentes, com resultado positivo ao sexto dia, antes de iniciarem viagens interilhas.
Os diagnósticos resultam da realização de 2.052 análises em laboratórios de referência da região.
Estão internados 10 doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.
Foi transferido nas últimas horas um doente dos cuidados intensivos daquele hospital para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, estando em ECMO (oxigenação por membrana extra corporal).
De acordo com a Autoridade de Saúde, a região regista 131 casos ativos, sendo 130 em São Miguel: 105 no concelho de Ponta Delgada, oito no concelho da Ribeira Grande, sete no concelho da Lagoa, quatro no concelho do Nordeste, quatro em Vila Franca do Campo e dois no concelho da Povoação.
As outras ilhas não registam casos, com exceção da Terceira, onde há um caso positivo ativo na freguesia da Feteira, do concelho de Angra do Heroísmo.
O número de vigilâncias ativas na região é hoje de 897.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.179 casos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 3.910 pessoas.
Morreram 30 pessoas, saíram do arquipélago 67 e 41 apresentaram prova de cura anterior, tendo sido extintas 199 cadeias de transmissão local.
De 31 de Dezembro de 2020 até 30 de março, 43.812 pessoas com mais de 15 anos foram vacinadas no arquipélago, 28.376 das quais com a primeira dose (14,01% da população) e 15.436 com a segunda (7,62%.
As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.
Para hoje à tarde está prevista uma conferência de imprensa do Governo dos Açores para atualizar as medidas de prevenção e combate à covid-19, inclusive para o período da Páscoa.
Leia Também: AO MINUTO: Prioritários vacinados até dia 11; Mais restrições em França?