A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Salvaterra de Magos deteve, no dia 31 de março, um homem com 53 anos por incumprimento das medidas para a contenção da pandemia de Covid-19. O suspeito já tinha sido multado numa situação semelhante.
A força militar recebeu uma denúncia que alertava para a concentração de pessoas à entrada de um estabelecimento de restauração e bebidas.
Com efeito, os militares deslocaram-se ao local e constataram que um homem estava a consumir bebidas alcoólicas na zona de esplanada, o que é proibido durante o 14.º Estado de Emergência.
A GNR apurou ainda que o suspeito já tinha sido autuado numa situação idêntica e por incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, tendo sido advertido para o facto de incorrer no crime de desobediência caso voltasse a ter a mesma conduta.
O homem acabou então por ser detido, foi encerrado o estabelecimento e elaborados dois autos de contraordenação, indica a GNR em comunicado enviado às redações.
Os factos, sublinhe-se, foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente.
De acordo com o anúncio do primeiro-ministro, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira, as esplanadas voltam a reabrir na próxima segunda-feira, dia 5 de abril, mas estão limitadas a grupos de quatro pessoas.
Leia Também: No 'verde', Portugal pode "avançar nas medidas de desconfinamento"