Centros de vacinação prontos nos 12 concelhos do distrito de Bragança

Os 12 concelhos do Nordeste Transmontano têm prontos centros de vacinação em massa contra a covid-19 que irão abrir gradualmente, conforme a disponibilidade de vacinas, tendo o primeiro começado a funcionar hoje na cidade de Bragança.

Notícia

© Matthew Horwood/Getty Images

Lusa
05/04/2021 18:42 ‧ 05/04/2021 por Lusa

País

Covid-19

A informação foi disponibilizada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a entidade responsável no distrito de Bragança pelo processo, que celebrou protocolos com os 12 municípios da região para criar espaços organizados em cada concelho para a nova fase de aumento da vacinação da população portuguesa.

A capital de distrito iniciou hoje esta fase, com a abertura do Centro de Vacinação instalado no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira pela Câmara de Bragança, onde as vacinas são administradas pelas equipas da ULS do Nordeste, segundo esta entidade.

Para o primeiro dia a previsão é vacinar 150 pessoas num espaço "amplo, acessível e seguro para os utentes" e que "irá permitir à ULS do Nordeste vacinar um maior número de pessoas em simultâneo, dependendo da disponibilidade de vacinas", como refere, em comunicado.

A ULS explica que este Centro de Vacinação " organizado por áreas, com circuitos bem definidos e identificados, de modo a facilitar a mobilidade dos utentes, que têm ainda ao dispor um conjunto de profissionais que prestam apoio naquele espaço".

"Os utentes são recebidos na área de admissão, deslocam-se para a sala de espera, onde aguardam a sua vez para a vacinação com todas as medidas de segurança em termos de distanciamento físico, posteriormente são chamados para uma das quatro salas de vacinação, que dispõem de todas as condições para o ato de vacinação e garantia de privacidade", esclarece.

Após a vacinação, "aguardam na sala de vigilância, sob o olhar atento de profissionais de saúde".

Esta sala, de acordo com a ULS do Nordeste "tem acesso rápido a uma enfermaria, em caso de necessidade de cuidados médicos, e ao exterior".

O Centro de Vacinação de Bragança dispõe ainda de áreas dedicadas para os profissionais de saúde, nomeadamente uma sala de apoio para preparação de vacinas, balneários e uma zona para refeições.

Outros espaços como este estão preparados em todos os concelhos do distrito de Bragança, onde a ULS do Nordeste estabeleceu parcerias com os 12 municípios.

Os restantes centros de vacinação da região, segundo aquela entidade, "irão abrir gradualmente, de acordo com a disponibilidade de vacinas contra a covid-19".

A ULS esclarece que "os utentes irão continuar a ser convocados segundo a priorização estabelecida no Programa Nacional de Vacinação contra a covid-19".

Acrescenta ainda que "no distrito de Bragança, a campanha de vacinação está a decorrer de acordo com o estipulado no referido plano, que abrange nesta fase profissionais de saúde, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais, utentes que integram o primeiro grupo prioritário e profissionais essenciais, como os agentes de segurança da PSP e da GNR, os bombeiros e profissionais da comunidade escolar".

A Unidade Local de Saúde salienta que "o processo de vacinação contra a covid-19, em curso no distrito de Bragança, é assegurado por equipas multidisciplinares, "mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação".

A ULS do Nordeste deixa "uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria.

Segundo o último boletim oficial das autoridades de saúde, cinco dos 12 concelhos do distrito de Bragança não tinham casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, nomeadamente Vinhais, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta.

Os dados datados de sexta-feira indicam que nos restantes sete concelhos havia 32 casos distribuídos por Vimioso, com nove, Bragança com oito, Torre de Moncorvo com seis, Vila Flor com quatro, Macedo de Cavaleiros apresenta três, e Mogadouro e Mirandela, um cada.

Leia Também: "Grande exercício" de vacinação de professores no próximo fim de semana

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas