A verba, canalizada através da Empresa de Gestão do Setor da Banana (GESBA), visa apoiar os bananicultores na aquisição de produtos fitofarmacêuticos e fertilizantes, bem como na manutenção e melhoria da qualidade do produto.
"O apoio é atribuído em função da área cultivada no ano de 2020", refere a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em comunicado, adiantando que o auxílio, atribuído desde 2018, estabelece uma majoração em função da qualidade da banana e da produção em modo biológico.
De acordo com a Secretaria Regional, tutelada por Humberto Vasconcelos, a ajuda atribuída este ano representa um aumento médio de três cêntimos e meio no valor a pagar aos produtores.
"Com uma produção de mais de 20 mil toneladas anuais, o setor da banana da Madeira tem um impacto económico que é vital para a região", sublinha o executivo, de coligação PSD/CDS-PP, reforçando: "A sua dimensão e relevância fazem deste setor um dos mais importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade da agricultura regional".
Leia Também: Covid-19. Madeira prolonga recolher obrigatório até 19 de abril