Válter Fonseca, coordenador da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, reiterou que administração da vacina da AstraZeneca é segura.
"A vacina, por muito que se investigue, está confirmada que é eficaz e segura. É a vacina contra a Covid-19 mais escrutinada das que estão aprovadas na União Europeia e todas as provas vão no sentido de demonstrar a sua eficácia e a sua segurança", sublinhou o responsável, em declarações à RTP3, ontem à noite.
Válter Fonseca recordou que hoje já se sabe que "as pessoas com mais idade são aquelas que têm mais risco de Covid-19 grave, internamento e de morte" e que os mais novos são a população na qual "a dúvida foi colocada", no que diz respeito à segurança da AstraZeneca.
Para o coordenador, este conhecimento permite que se possa "adaptar à população" que tipo de vacina contra o novo vírus deve ser administrada a cada faixa etária. "Assim, potenciamos o benefício, usando a melhor vacina que existe a cada momento", vincou.
Válter Fonseca referiu ainda que, felizmente, "temos mais vacinas disponíveis em Portugal igualmente eficazes e seguras", que permitem que se reajuste a quem se destinada cada vacina sem comprometer o plano traçado.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou, na passada quinta-feira, a administração da vacina da AstraZeneca apenas em pessoas com mais de 60 anos.
Leia Também: AO MINUTO: Vacinas chineses têm baixa eficácia; Recorde de testes rápidos