O Governo adiantou esta segunda-feira que, dos mais de 110 mil testes à Covid-19 realizados em todas as escolas do país, incluindo as do setor privado, apenas 125 deram resultado positivo, o que representa uma taxa de positividade de 0,1%.
Numa nota enviada às redações, o ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues esclarece que momento de testagem abrangeu trabalhadores docentes e não docentes dos setores público e privado, que iniciaram as atividades presenciais a 5 de abril, bem como aos profissionais de escolas localizadas em concelhos com mais de 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, que já tivessem regressado anteriormente, conforme é determinado pela orientação em vigor.
"Também nestes concelhos com uma maior incidência de Covid-19, a percentagem de casos positivos em estabelecimentos de educação e ensino foi similar (0,1%)", o que sustenta a tese de as escolas serem "lugares seguros".
O Ministério recorda que, paralelamente à testagem massiva em ambiente escolar, são feitos os testes regulares de saúde pública, nomeadamente aquando da deteção de casos positivos, "procurando identificar-se e quebrar-se cadeias de transmissão, dentro e fora dos portões das escolas". Será o caso, por exemplo, de duas escolas de Faro que foram encerradas na passada sexta-feira, ficando 300 pessoas em isolamento devido a um surto.
Se o calendário do desconfinamento se cumprir, no próximo dia 19 de abril será a vez de o ensino secundário e o superior voltarem ao regime presencial.
Leia Também: AO MINUTO: "Pandemia está longe de acabar"; Quase 10 mil casos em Itália