A GNR restituiu um texugo-europeu, da subespécie 'Meles meles', ao seu habitat natural, na passada sexta-feira, no concelho de Albergaria-a-Velha.
Num comunicado enviado hoje às redações, a força militares conta que tudo começou no dia 27 de março quando o animal foi encontrado na localidade de S. João de Loure, após um acidente de automóvel.
Na altura, os elementos da GNR do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Águeda resgataram o texugo que apresentava "vários traumatismos e evidenciava estar bastante debilitado" devido ao acidente.
O animal foi, de seguida, transportado para o Centro de Recuperação do Parque Biológico de Gaia, para ser tratado e recuperar a sua saúde. Após estes dias, o texugo mostrou-se completamente recuperado e foi assim restituído ao seu habitat natural no final da semana passada.
A ação contou ainda com a colaboração dos elementos do Parque Biológico de Gaia.
Na mesma nota, a GNR recorda que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem "como preocupação diária a proteção dos animais" e lembra que para a partilha de denúncias de infrações ou para esclarecimentos de dúvidas poderá utilizar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência.
Leia Também: Resgatados 25 cães de canil ilegal e sem condições em Castelo Branco