Um britânico, de 67 anos, foi, esta quarta-feira, dia de Natal, resgatado a bordo do navio de passageiros Ambience.
Em comunicado enviado às redações, a Marinha Portuguesa diz que o homem "apresentava problemas renais" e necessitava "de assistência médica".
"Prontamente contactado, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) determinou que a situação recomendava proceder-se a um resgate médico urgente", pode ler-se na nota.
A operação de busca e salvamento foi coordenada pelo Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), contactado pelo navio Ambience, que navegava "a 100 milhas náuticas, cerca de 185km, a noroeste de Lisboa".
O resgate ocorreu em estreita coordenação com a Força Aérea Portuguesa que, para o efeito, empenhou um helicóptero EH-101 Merlin.
De acordo com comunicado, o helicóptero em questão chegou ao aeroporto de Figo Maduro pelas 14h40, "onde o paciente era aguardado por uma equipa do INEM".
A Marinha sublinha ainda que "através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua nos espaços marítimos sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer, 24 horas por dia, 365 dias por ano".
Leia Também: Adolescente detido por tráfico de estupefacientes na Marinha Grande