O governo britânico já fez saber que férias de verão fora do país será (mesmo) uma possibilidade para os britânicos, embora ainda não tenha publicado a lista de países que considera seguros.
Países com o plano de vacinação em estado avançado e com um número reduzido de casos de infeção, serão eventualmente os destinos aconselhados pelo governo e que, automaticamente, estarão na mira dos turistas britânicos.
As viagens ao estrangeiro poderão estar de regresso a partir de 17 de maio, na pior das hipóteses. Quando isso acontecer deverá recorrer-se a um sistema de semáforos com países colocados numa lista verde, âmbar ou vermelha.
Estes irão determinar se os britânicos que regressam ao Reino Unido terão de se autoisolar ou ficar em quarentena, bem como se serão exigidas quaisquer medidas adicionais relacionadas com testes de Covid.
Com base nestas indicações, o Mirror fez aquela que lhe parece ser a lista mais provável de países com luz verde para se viajar, sendo Portugal um dos destinos.
Gibraltar, Malta ou as ilhas gregas são os destinos que configuram no topo de lista. O Mirror refere que com 85% da população adulta já vacinada, Gibraltar é um dos destinos mais seguros de momento. Já Malta apresenta um número relativamente baixo de infeções e está a proceder ao alívio de algumas restrições podendo, até ao verão, constar nesta lista verde. Já a Grécia, apesar de estar na 3.ª vaga da pandemia, está empenhada em vacinar as populações de ilhas como Corfu, Rhodes e Kos para que estejam aptam a abrir portas para o turismo no verão.
Seguem-se Anguila e os Barbados, nas Caraíbas, e as Maldivas.
Portugal, escreve o Mirror, já contou na lista de países a vermelho do Reino Unido, lista da qual foi retirado em março, juntamente com as ilhas da Madeira e Açores. O nosso país deverá voltar a estar na lista de destinos mais procurados pelos britânicos já em maio, desde que se apresentem um teste negativo à Covid-19 ou prova de que já foram vacinados contra a doença.
Embora o país esteja a registar um ligeiro aumento de casos, o Reino Unido acredita que o plano de vacinação em curso faça de Portugal um país seguro no verão.
Nessa mesma lista. constam, ainda, Mauritius, Islândia, as ilhas Seicheles ou os Estados Unidos.
Leia Também: Reino Unido soma 2.472 novos casos de Covid-19