As Lojas do Cidadão de todo o país reabrem esta segunda-feira, dia 19 de abril, como parte de uma das medidas constantes na terceira fase de desconfinamento em que a maior parte do país se encontra. Após um novo período em que estes estabelecimentos estiveram encerrados, é agora possível voltar a ser atendido, lembre-se, mediante marcação prévia.
"Para garantir a segurança de todos, utentes e trabalhadores, foram reforçadas as medidas de segurança já implementadas – sinalética, acrílicos separadores e pontos de desinfeção – e vai dar-se início à testagem periódica de todos os trabalhadores das Lojas de Cidadão sob gestão da Agência para a Modernização Administrativa (AMA)", pode ler-se num comunicado enviado hoje às redações pelo Gabinete da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
No período em que as Lojas funcionaram entre o primeiro e o segundo confinamento, é ainda descrito, a AMA "levou a cabo mais de 1.200 testes de diagnóstico preventivos de surtos Covid-19". Agora, "a testagem será alargada a todos os trabalhadores que exerçam funções no espaço das Lojas do Cidadão, independentemente do seu empregador."
As Lojas do Cidadão reabrem com regras para lotação máxima - 1 pessoa por cada 20 m2 - e mantém-se a obrigatoriedade de uso de máscara e higienização das mãos.
Os agendamentos para atendimento nestas podem ser feitos através das linhas telefónicas dos respetivos serviços, dos centros de contacto do cidadão (300 003 990) e da empresa (300 003 980) ou online no portal ePortugal.
As Lojas de Cidadão voltam a abrir portas a 19 de abril. O atendimento presencial é feito mediante marcação via portal https://t.co/9l8Mvz8RlA
— ama.gov.pt (@ama_gov_pt) April 12, 2021
Presencialmente ou online, esperamos por si!@modernizacao_pt @govpt #EstamosOn #LojasdeCidadão #ePortugal #ModernizaçãoAdministrativa pic.twitter.com/oiFI5NoBMw
Leia Também: Lojas do cidadão retomam atendimento presencial com marcação