No dia em que foi lançado o portal de auto-agendamento para a vacinação contra a Covid-19, para quem tem 65 anos ou mais, o coordenador da Task-Force, Henrique Gouveia e Melo, anunciou, na sessão de apresentação do sistema, que, a partir da próxima semana, "vão ser vacinadas, em média, 100 mil pessoas por dia".
De acordo com o vice-almirante, "o portal vai facilitar imenso o acesso dos cidadãos ao processo de vacinação" e ajudar as autoridades de saúde no mesmo.
"O processo tem de ser auxiliado pelos cidadãos que devem pedir para serem vacinados dentro das suas faixas etárias", alertou Gouveia e Melo, clarificando que "este é um processo feito por faixas etárias e, conforme as faixas etárias vão sendo vacinadas, vão abrindo as faixas etárias debaixo e as pessoas vão-se auto-agendando".
Já Luís Goes Pinheiro, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, revelou que, pelo menos, 50 mil pessoas já agendaram o dia e hora para tomar a sua vacina contra a Covid-19.
"O processo é simples, nasceu hoje e já tivemos 50 mil agendamentos, o que é algo impressionante", realçou.
Para já, só podem fazer marcações os utentes que têm 65 ou mais anos, que ainda não foram vacinados com nenhuma dose e não tiveram a doença.
Após aceder ao site, explicou o responsável, para fazer o agendamento, basta introduzir um conjunto de dados que "encaminham o utente para escolher o local de vacinação". Será pedido um número de telemóvel e, posteriormente, que escolha uma data.
"Escolhendo a data, ficará confirmado o pedido de agendamento", esclareceu ainda Luís Goes Pinheiro, acrescentando que, caso se esgotem as datas, pode alterar-se o dia ou o local e, se não existirem mais vagas para o local escolhido, este pode ser alterado, ou pode ficar-se em lista de espera.
No final do processo, é disponibilizado um comprovativo de agendamento que necessita apresentar em caso de cancelamento.
É ainda enviada uma mensagem para o número de telemóvel inserido, à qual deve responder, "num processo semelhante quando a convocatória é feita pelas unidades de saúde".
Por isso, já sabe, tem 65 ou mais anos e ainda não foi vacinado pode agendar a sua inoculação contra a Covid-19 aqui
Leia Também: AO MINUTO: EMA insiste na AstraZeneca, segunda dose não deve ser adiada