"As nove turmas que estavam em isolamento, seis do 1º ciclo e três do pré-escolar, regressaram esta semana à escola Maria Lucília Moita que reabriu portas ao ensino presencial depois de resolvido o problema naquele estabelecimento de ensino e do respetivo período de isolamento profilático por parte das crianças, profissionais e encarregados de educação", disse à Lusa a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, no distrito de Santarém.
No total, o surto naquela Escola Básica "gerou 11 casos positivos, diretos e indiretos, entre alunos, encarregados de educação e um funcionário", e teve ramificações noutros estabelecimentos de ensino de Abrantes com várias turmas a entrarem em isolamento na Escola do 1º Ciclo António Torrado, na Escola de Chaínça, Escola Manuel Fernandes e Escola Solano de Abreu.
No dia 15 de abril, a delegada de saúde Maria dos Anjos Esperança havia dado conta que a escola básica Maria Lucília Moita ficaria sem regime presencial de aulas por um período de 14 dias devido a um surto de covid-19, que envolveu inicialmente três crianças, duas no pré-escolar e uma no 1º ciclo, e duas mães de outros alunos.
A delegada de saúde pública disse na ocasião que "a autorização para a suspensão da atividade escolar decorreu de um pedido efetuado nesse sentido à Direção-Geral da Saúde (DGS) para prevenir a propagação da doença".
A escola Básica Maria Lucília Moita agrega cerca de 150 crianças do pré-escolar e do ensino básico e o seu encerramento decorreu de uma "medida preventiva, tendo em conta o número de contactos de risco e o facto de haver irmãos de alunos infetados a frequentarem outras escolas".
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.122.150 mortos no mundo, resultantes de mais de 147,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 16.970 pessoas dos 834.991 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Leia Também: AO MINUTO: É oficial. Estado de Emergência acaba dia 30 de abril