Há 41 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo Governo como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 30 de abril, que reporta também 460 novos casos da Covid-19, mas nenhum óbito - pela segunda vez esta semana.
Na sexta-feira passada, recorde-se, eram 43 os concelhos que ultrapassavam o limite definido pelo Governo.
Olhando para o relatório da DGS, que traz números atualizados até 27 de abril, o concelho onde a situação é mais grave é Odemira (562 casos).
As freguesias de São Teotónio e de Longueira-Almograve, em Odemira, estão, aliás, em cerca sanitária a partir de hoje, devido à elevada incidência de casos de Covid-19, sobretudo entre trabalhadores do setor agrícola, conforme foi anunciado ontem pelo primeiro-ministro, António Costa.
Para consultar o nível de risco do seu concelho pode aceder aqui ao boletim desta sexta-feira e consultar as páginas 4, 5 e 6.
Portugal está no 'verde'
Como já é habitual, o relatório da DGS vem acompanhado da atualização da matriz de risco, que tem servido de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal está novamente no verde.
Matriz de risco revela que Portugal está no verde© DGS
O Rt nacional e no território continental está nos 0,98. Já a incidência nacional está nos 66,9 e no continente é de 64,3 - valores que representam uma descida em relação à última atualização (69,3 e 66,5 respetivamente).
Portugal voltou a não registar, pela segunda vez esta semana, qualquer morte associada à Covid-19. O país diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 460 casos de infeção, indica o boletim epidemiológico divulgado pela DGS, esta sexta-feira.
Com esta atualização, Portugal passa a contabilizar desde o início da pandemia 836.493 casos confirmados, 16.974 mortes e 795.838 recuperados (mais 512 nas últimas horas).
Leia Também: Pessoas abaixo dos 60 anos podem optar sobre 2.ª dose da AstraZeneca