A PSP recordou, este domingo, nas redes sociais, que os recenseadores estão a contactar os cidadãos que ainda não responderam aos Censos, por intermédio da plataforma, e que necessitem de apoio para responder ao questionário.
Como tal, as autoridades lembram que todos os recenseadores encontram-se identificados com um colete do Censos 2021 e cartão profissional.
Para que não caia em burlas, a PSP alerta ainda para o facto de os recenseadores não solicitarem qualquer quantia de dinheiro e de não entrarem nas residências dos cidadãos.
Além disso, não receberá qualquer comunicação via SMS, ou seja, se receber alguma mensagem escrita sobre os Censos, deve ignorá-la pois pode ser uma fraude.
Se for vítima de burla ou tentativa de burla deve contactar de imediato a PSP.
Em caso de dúvida, pode obter informação adicional através da linha de apoio do Instituto Nacional de Estatística (INE) 21 054 2021 ou do site censos2021.ine.pt. Pode ainda deslocar-se aos balcões de recenseamento das juntas de freguesia ou junto da PSP.
Recorde-se que responder aos Censos é obrigatório e se não o fizer pode ser multado. O prazo para responder pela Internet foi prolongado até dia 31 de maio, depois de o prazo preferencial de resposta ter terminado no dia 3 de maio.
Leia Também: Governo e INE vão ao Parlamento explicar proteção de dados nos Censos