Proteção Civil destaca reforço de capacidade de combate a incêndios

O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil disse hoje que "a grande diferença" entre o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano reside no reforço das capacidades do dispositivo.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
13/05/2021 21:27 ‧ 13/05/2021 por Lusa

País

Incêndios

 

"Tem sido de facto, esta a diferença em relação ao ano passado (DECIR 2020), ou seja, o reforço das capacidades do dispositivo", afirmou André Macedo Fernandes, destacando o reforço com mais 200 operacionais na fase mais critica (01 de julho a 30 de setembro) e a aposta na melhoria das ferramentas de apoio à decisão operacional.

"Acima de tudo, o desenvolvimento destas ferramentas no apoio à decisão operacional, garante a capacidade de coordenação, comando e controlo das missões atribuídas aos diferentes agentes que estão envolvidos nesta missão de combate aos incêndios rurais. Temos conseguido fazer essa diferença e vamos manter", disse André Macedo Fernandes à margem da apresentação do DECIR 2021, que decorreu no aeródromo das Moitas, em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

O Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil destacou ainda a formação dos agentes e dos operacionais envolvidos.

"Já conseguimos dar mais capacitação, em termos de formação e de treino operacional, a mais cerca de cinco mil operacionais. E tem sido, de facto, esta diferença em relação ao ano passado, ou seja, o reforço das capacidades do dispositivo", concluiu.

 

Leia Também: Dispositivo de combate a incêndios apresentado hoje em Castelo Branco

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas