"É com orgulho que assinalo a chegada hoje a Cabo Verde de 24 mil vacinas disponibilizadas por Portugal no quadro da cooperação portuguesa". Foi deste modo que, no Twitter, António Costa marcou o recebimento das doses contra a Covid-19 doadas pelo nosso país.
De lembrar que Portugal se comprometeu a doar "5% das suas vacinas aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e a Timor-Leste".
O primeiro-ministro, na mesma mensagem, destacou que este se trata de um "contributo para a saúde global e para um relacionamento ainda mais próximo entre os nossos dois países" - Portugal e Cabo Verde.
António Costa sublinhou ainda que "é essencial" unirmos "esforços para acelerar a vacinação global, porque apenas em conjunto recuperaremos da pandemia".
Este é um contributo para a saúde global e para um relacionamento ainda mais próximo entre os nossos dois países. É essencial unirmos esforços para acelerar a vacinação global, porque apenas em conjunto recuperaremos da pandemia.
— António Costa (@antoniocostapm) May 14, 2021
Hoje, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, em comunicado, tinha destacado que se trata da primeira entrega "no seguimento do compromisso político" de disponibilizar 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal.
Já o ministro Augusto Santos Silva considerou que a entrega do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 a Cabo Verde marca uma nova fase na política de cooperação, permitindo acelerar o calendário para outros países lusófonos africanos.
"Seguir-se-ão outras doações à medida que tivermos disponibilidade em função das nossas próprias compras e à medida que os países africanos de língua portuguesa forem identificando as suas necessidades mais prementes", acrescentou.
A entrega desta doação do Estado português acontece praticamente dois dias antes da chegada à Praia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para uma visita de algumas horas a Cabo Verde, durante o dia 17 de maio.
Leia Também: Portugal doa vacinas a Cabo Verde e "acelera calendário para lusófonos"