O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Oliveira de Azeméis, resgatou, esta quinta-feira, uma tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys Scripta Scripta), na freguesia de Arouca.
A ação, explica a GNR em comunicado, teve início no seguimento de um contacto através da Linha SOS Ambiente e Território "sobre um possível abandono do animal". A equipa do NPA deslocou-se ao local, e verificou "a existência da tartaruga na via pública".
"Por se tratar de um animal exótico, e acrescido o facto de apresentar um prolapso intestinal", foi transportado para o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, onde foi entregue para avaliação e tratamento.
Na mesma nota, a GNR chama a atenção de que, "tratando-se de uma espécie não autóctone com poucos predadores naturais em Portugal", estas tartarugas-de-orelhas-amarelas reproduzem-se "muito facilmente em estado selvagem".
Assim, podem "tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento".
Para apoio, denúncia ou esclarecimento de dúvidas deve recorrer ao contacto telefónico pelo número 808 200 520 - Linha SOS Ambiente e Território.
Leia Também: GNR resgata cria de corço "debilitada" em Castro Laboreiro