Desconfinamento. Que concelhos seguem 'em frente' e quais voltam 'atrás'?
O Governo fez nova atualização, esta quinta-feira, da lista de concelhos que seguem e dos que recuam no plano de desconfinamento.
© Getty Imagens
País Pandemia
A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, fez hoje, após reunião do Conselho de Ministros, uma nova atualização da lista de concelhos que seguem com o desconfinamento. Assim sendo, dois concelhos recuam (Arganil e Golegã), dois não avançam (Montalegre e Odemira), mas Lamego segue em frente.
Ou seja, Golegã recua para a 3.ª fase do desconfinamento, fase onde vão continuar Montalegre e Odemira. Já Arganil recua para a 2.ª fase do desconfinamento, na semana passada estava na 3.ª e penúltima.
"Entram em alerta quatro concelhos, continuam em alerta três concelhos, e saem de alerta seis concelhos", anunciou a ministra.
Deixam de estar em alerta os concelhos de Albufeira, Castelo de Paiva, Fafe, Lagoa, Oliveira do Hospital, e Santa Comba Dão, passam a estar numa situação de alerta os concelhos Chamusca, Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra, e mantêm-se os concelhos de Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva.
A propósito do concelho de Lisboa, que tem sido notícia nos últimos dias, a ministra da Presidência deixou um alerta especial porque "continua com níveis de incidência crescentes e esses níveis de incidência são motivo de preocupação".
Eis a nova atualização do plano de desconfinamento e a fase em que está de cada concelho© Governo
Na reunião desta quinta-feira, destaque ainda para a decisão do Governo de prolongar a situação de calamidade, em todo o território continental de Portugal, até 13 de junho.
A situação de calamidade entrou em vigor em 1 de maio e foi renovada há duas semanas até às 23h59 horas do próximo domingo.
Reveja aqui o briefing após a reunião do Conselho de Ministros:
[Notícia atualizada às 17h15]
Leia Também: AO MINUTO: Caos na vacinação em Barcelos; África com urgência de doses
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com