Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional refere que as viaturas iniciam no sábado "a sua missão de reforço da vigilância nas praias".
"Destaca-se também a presença de desfibrilhadores automáticos externos nas viaturas e a necessária formação aos tripulantes em suporte básico de vida e desfibrilhação, numa parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos e o 'Movimento Salvar Mais Vidas', que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória", lê-se na nota.
No projeto "SeaWatch", que se desenvolve já há 11 anos, o Instituto de Socorros a Náufragos tem como parceiro a SIVA Portugal, que entregou hoje nas Instalações Centrais da Marinha, junto à Ribeira das Naus, em Lisboa, 29 viaturas "Volkswagen Amarok".
Na nota, a Autoridade Marítima Nacional indica ainda que a BP também se associou ao projeto, "contribuindo com a cedência de combustível para a operação destas viaturas".
Na cerimónia de entrega das viaturas estiveram presentes o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, e o diretor-geral da Autoridade Marítima, vice-almirante António Coelho Cândido, entre outras entidades.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, no ano passado o projeto "SeaWatch" possibilitou o salvamento de 58 pessoas, tendo ainda sido efetuadas "372 assistências de primeiros socorros e 28 buscas com sucesso de crianças perdidas".
Leia Também: PSP quer "garantir segurança". Criadas 'fan meeting points' para adeptos