O Infarmed alerta, esta segunda-feira, para um erro identificado no folheto informativo do medicamento com a substância ativa alfuzosina, na dosagem de 10 mg, em comprimidos de libertação prolongada. O folheto deste medicamento usado para tratar a hiperplasia benigna da próstata tem um erro na posologia.
No folheto, consta a indicação que os comprimidos devem ser tomados duas vezes por dia. Porém, a posologia correta é "uma vez por dia", revela o regulador português em comunicado.
Para se evitar rutura de stock de todos os medicamentos que têm esta substância ativa, não vai ser feita a sua recolha. O Infarmed vinca, por isso, a "importância de fornecer a seguinte informação correta aos doentes: A posologia dos comprimidos de libertação prolongada de Alfuzosina 10 mg é de 1 vez por dia".
Entretanto, os textos do folheto informativo destes medicamentos foram corrigidos e disponibilizados na página eletrónica do Infarmed e os titulares de AIM [autorização de introdução no mercado] do medicamento deverão, por sua vez, passar a fornecer com cada embalagem um exemplar de folheto informativo corrigido.
Lista de medicamentos afetados © Reprodução | Infarmed
Leia Também: "Padrão" da pandemia é "diferente", mas "a doença continua"