Portugal pode chegar aos 120 casos por 100 mil habitantes em 15 dias

O mais recente relatório de monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19 destaca que o tempo para atingir a taxa de incidência acumulada a 14 dias de 120 casos por 100 mil habitantes será de 15 a 30 dias a nível nacional.

Notícia

© Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images

Filipa Matias Pereira
04/06/2021 20:07 ‧ 04/06/2021 por Filipa Matias Pereira

País

Covid-19

O número de novos casos de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, acumulado a 14 dias, apresenta uma "tendência crescente a nível nacional", assim como o índice de transmissibilidade (Rt), indica o relatório de monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19, divulgado pelas autoridades de saúde esta sexta-feira. 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revelam que, na semana em análise, o número de novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 71 casos, "com tendência crescente a nível nacional". 

Por sua vez, o valor do Rt apresenta valores superiores a 1 a nível nacional (1,08) e em todas as regiões de saúde, "sugerindo uma tendência crescente". Sublinha o relatório das linhas vermelhas que esta tendência é ainda "mais acentuada na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT)". 

Com esta taxa de crescimento, o país pode chegar à taxa de incidência acumulada a 14 dias de 120 casos por 100 mil habitantes nos próximos 15 a 30 dias. Em LVT, esse nível pode ser atingido em menos de 15 dias, alertam as autoridades. 

Por outro lado, o número diário de casos de Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência ligeiramente decrescente. 

Variantes

Quanto às variantes, com base na sequenciação de amostras recolhidas em maio, indicam a DGS e o INSA que a prevalência estimada da variante do Reino Unido para o continente foi de 87,7%. 

Até ao dia 2 de junho, sublinhe-se ainda, foram identificados 104 casos da variante da África do Sul, sendo que as autoridades confirmam que "existe transmissão comunitária" desta estirpe. 

Também até à passada quarta-feira, foram identificados 139 casos da variante brasileira, igualmente com transmissão comunitária por cá. 

No que há variante indiana diz respeito, esta foi responsável por 74 casos, sendo que a sequenciação realizada "revelou várias introduções distintas" da estirpe. Com efeito, perante a "ausência de ligação epidemiológica em alguns dos casos mais recentes", as autoridades admitem que possa haver transmissão comunitária também desta variante. 

Em suma, os "aumentos dos valores do índice de transmissibilidade (Rt) e da frequência de novas variantes de preocupação devem ser acompanhados com atenção durante as próximas semanas". Este acompanhamento deve ser feito com especial atenção nas "regiões com maior transmissão". 

Leia Também: AO MINUTO: Só Madeira tem Rt abaixo de 1. "Tendência crescente" de casos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas