No dia em que Portugal e Espanha oficializaram a candidatura conjunta à organização do Mundial de futebol de 2030, o primeiro-ministro português, António Costa, destacou nas redes sociais que a "amizade histórica entre os dois países adquire um significado especial hoje, em que se cumprem cem anos do primeiro jogo entre as duas seleções em território espanhol".
Numa publicação no Twitter, o primeiro-ministro acrescentou que "acolher conjuntamente o Mundial FIFA2030 constituiria um orgulho e uma honra para os dois países".
A amizade histórica entre os dois países adquire um significado especial hoje, em que se cumprem cem anos do primeiro jogo entre as duas seleções em território espanhol. Acolher conjuntamente o Mundial FIFA2030 constituiria um orgulho e uma honra para os dois países. pic.twitter.com/Zkee9LBQm4
— António Costa (@antoniocostapm) June 4, 2021
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei Felipe VI trocaram simbolicamente as camisolas nacionais das duas equipas com o seu nome inscrito, na cerimónia de apresentação da candidatura que teve lugar no estádio de futebol Wanda Metropolitano, do Atlético de Madrid, antes do jogo de preparação entre as seleções principais de Portugal e da Espanha (que terminou sem golos).
O Mundial de 2030 vai marcar o centenário desta competição e os dois países ibéricos terão ainda de enfrentar a candidatura à organização do torneio, pelo menos, da Argentina e do Uruguai.
A FIFA deverá escolher o anfitrião do Campeonato do Mundo de 2030 na primavera de 2022, realizando-se depois do Mundial no Qatar e quatro anos antes do que será organizado conjuntamente por Estados Unidos, México e Canadá em 2026.
Leia Também: A rivalidade fica para o Euro'2020. Duelo ibérico acabou em nulo