No dia em que Portugal assinala o Dia do Médico, o bastonário Miguel Guimarães homenageia também todos os profissionais e os médicos que têm 50 e 25 anos de carreira.
Numa mensagem de vídeo dirigida aos médicos portugueses, o bastonário deixou-lhes palavras de gratidão e louvor, lembrando que em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis, os médicos continuam a mostrar porque são "verdadeiros heróis".
"Exemplos recentes da resiliência destes profissionais são o combate à pandemia de Covid-19 e, em 2017, a resposta ao flagelo dos grandes incêndios que assolaram o país", refere a OM em comunicado.
Na mensagem, Miguel Guimarães enaltece as "várias gerações de médicos que construíram o sistema de saúde português" e que "conseguiram mudar o paradigma da saúde em Portugal".
Recorda ainda o serviço médico à periferia, as carreiras médicas, o Serviço Nacional de Saúde e o serviço privado e social.
"A sua coragem, liderança, humanismo e solidariedade" fizeram e fazem verdadeiramente a diferença, salienta o bastonário, que vai apelar cerca das 22:00 (via plataforma digital) a um minuto de silêncio em "memória e respeito" também pelos médicos que perderam a vida no exercício da sua profissão desde março de 2020, direta ou indiretamente devido à pandemia, adianta a OM.
O momento terá lugar no Salão Nobre do Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos onde se estará a homenagear médicos que no ano de 2020 e 2021 completaram 50 anos de carreira.
A OM afirma que o minuto de silêncio será uma manifestação de "intenso respeito e afeto", que não esquecerá todos os cidadãos que morreram durante esta pandemia e será também assinalado na página de Facebook da Ordem dos Médicos.
Leia Também: Médicos do Centro querem idosos tratados com respeito e humanismo