Loures: Serviços sociais estão a acompanhar moradores de casas demolidas

A Câmara Municipal de Loures esclareceu que os moradores que viram hoje as suas casas demolidas estão a ser acompanhados pela Segurança Social e alertou para a "proliferação de redes de negócio ilegal" com habitações precárias.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
21/06/2021 16:23 ‧ 21/06/2021 por Lusa

País

Loures

A autarquia, do distrito de Lisboa, levou a cabo esta manhã um processo de demolição de 17 construções ilegais num bairro da localidade de Montemor, com o apoio da polícia.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) disse à Lusa que foi montado um policiamento no bairro pelas 09:30, com o envio de meios policiais para o local, "inicialmente os considerados necessários, mas devido a alguns tumultos que depois foram acontecendo foram enviados reforços".

Segundo referiu à Lusa a presidente da associação Habita, Maria João Costa "houve 17 casas que receberam na sexta-feira passada uma notificação para, em 24 horas, abandonarem o local."

Maria João Costa adiantou que entre os moradores das casas estão uma idosa, uma grávida e um cidadão em cadeira de rodas.

A mesma fonte explicou que este bairro de Montemor ocupa uma antiga fábrica em Loures que já há muitos anos está ocupada por cerca de 100 famílias, "com o conhecimento da Câmara".

Contudo, numa resposta enviada à Lusa, fonte oficial da Câmara Municipal de Loures assegurou que "estas construções se encontravam vazias no final da semana, estando até algumas ainda inacabadas".

"Esta ação insere-se no plano de monitorização e fiscalização de núcleos de construção ilegal, que tem como objetivo impedir o aumento deste tipo de construções no concelho de Loures e também a proliferação de redes de negócio ilegais que aliciam famílias em dificuldades para respostas habitacionais precárias nestes locais", alertou a autarquia.

Relativamente aos moradores que alegam residir nestas habitações a Câmara de Loures explicou que estão a ser acompanhados pelos serviços de ação social do município e da Segurança Social.

Leia Também: Loures. Demolição de construções ilegais regista "tumultos" com moradores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas