Tem 37 anos ou mais? Já pode autoagendar a vacina contra a Covid-19

As autoridades de saúde abriram esta segunda-feira o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para os maiores de 37 anos, em recuo, ainda assim, face ao que foi anunciado.

Notícia

© STEPHANE DE SAKUTIN/AFP via Getty Images

Filipa Matias Pereira com Lusa
21/06/2021 19:44 ‧ 21/06/2021 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País

Covid-19

O autoagendamento da toma da vacina contra a Covid-19 já está disponível para pessoas com mais de 37 anos, através da plataforma da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Fonte da Task Force que coordena a logística do plano de vacinação já tinha confirmado à agência Lusa, esta tarde, que esta possibilidade ficaria acessível ainda hoje, sendo previsível que algumas pessoas com mais de 37 anos possam começar a ser vacinadas ainda esta semana, dependendo da disponibilidade dos centros de vacinação.

Notícias ao Minuto O autoagendamento acima dos 37 anos ficou disponível esta tarde© DGS  

A mesma fonte afirmou ainda não ser possível adiantar quando será aberto o autoagendamento para pessoas a partir dos 35 anos, uma possibilidade que tinha sido anunciada no sábado pela Task Force.

Sobre esta questão, a ministra da Saúde explicou hoje que sempre que se abre um faixa etária maior para autoagendamento, "gera-se um fenómeno de espera. Se abrirmos duas fases ao longo da semana, conseguimos gerir melhor as respostas e estamos convencidos que será a melhor solução". 

Este processo de autoagendamento permite que os cidadãos selecionem o local e a data em que pretendem ser vacinados, recebendo depois uma mensagem SMS com a confirmação do dia, da hora e do centro de vacinação. A confirmação do agendamento implica que seja enviada resposta ao SMS.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal para marcações entrou em funcionamento em 23 de abril, ficando agora aberto às pessoas a partir dos 37 anos, depois de ter sido disponibilizado para utentes com 65, 60, 55, 50, 45, 43 e, mais recentemente, de 40 anos. 

De acordo com dados do ministério da Saúde, até final de domingo, foram administradas mais de 7,3 milhões de vacinas contra a Covid-19, sendo cerca de 4,7 referentes a primeiras doses e 2,6 milhões de segundas doses.

Leia Também: AO MINUTO: Surto em lar vacinado; Santa Maria? Internados com menos de 50

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas