A decisão do Governo britânico de incluir o arquipélago da Madeira, as ilhas Baleares e algumas das Caraíbas, incluindo os Barbados, na 'lista verde' foi anunciada na semana passada. A lista está limitada atualmente a 11 países e territórios de risco baixo de incidência da covid-19.
Portugal foi o único país da União Europeia que entrou para o grupo, em 17 de maio, mas foi despromovido menos de três semanas depois, em 06 de junho, para o nível amarelo, de risco moderado.
Esta lista, onde está a maioria dos países europeus, está sujeita a restrições mais apertadas, nomeadamente quarentena de 10 dias à chegada a Inglaterra e dois testes PCR, no segundo e oitavo dia.
Entretanto, desde segunda-feira, por decisão do Governo português, o Reino Unido foi incluído na lista de países cujos cidadãos serão sujeitos a quarentena de 14 dias após entrada em Portugal continental. Os passageiros provenientes do Reino Unido poderão, contudo, ficar dispensados de confinamento "se munidos de comprovativo de vacinação realizada nesse país, e que ateste o esquema vacinal [contra a covid-19] completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias".
Leia Também: AO MINUTO: Infetados entre doses esperam 6 meses; Moderna eficaz na Delta