Os menores de 18 anos que viajem do Reino Unido para Portugal não terão de cumprir quarentena, desde que acompanhados de um dos pais ou responsável legal totalmente vacinado. Ainda assim, têm de apresentar um resultado de teste PCR negativo.
A clarificação, publicada na página Visit Portugal, surge depois de Portugal ter colocado o Reino Unido na lista de países sujeitos a quarentena, abrindo uma exceção para adultos com o esquema vacinal completo pelo menos até duas semanas antes da viagem.
A questão gerou alguma confusão para os britânicos que planeavam férias em família, já que a maioria dos adolescentes ainda não recebeu a vacina.
Esta orientação confirma, agora, que os jovens entre os 12 e 18 anos estão isentos de quarentena, desde que acompanhados por adultos vacinados, tendo apenas de apresentar o teste de Covid-19 negativo.
No caso das crianças menores de 12 anos, ficam isentas quer do teste quer da quarentena.
O Governo português publicou no fim de semana um despacho determinando "um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde" para pessoas que cheguem do Reino Unido.
Os passageiros provenientes do Reino Unido poderão, contudo, ficar dispensados de confinamento se munidos de comprovativo de vacinação realizada nesse país, e que ateste o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a Covid-19.
Além do Reino Unido, nesta mesma lista "vermelha" encontram-se África do Sul, Brasil, Índia e Nepal.
De fora ficam as regiões autónomas dos Açores e Madeira, esta última adicionada à 'lista verde' de viagens de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte com efeito a partir de hoje.
Leia Também: Madeira entra hoje na 'lista verde' do Reino Unido