O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) informou, esta segunda-feira, que vai promover "um agradecimento especial" aos dadores regulares de sangue.
Em comunicado, a unidade hospitalar esclarece que, na próxima quarta-feira, 30 dadores "irão receber galardões de ouro, prata e bronze, atribuídos pelo Ministério da Saúde".
A distinção máxima será dada "ao dador com mais de 100 dádivas" de sangue realizadas.
O evento, organizado em parceria com a Associação de Dadores de Sangue de Coimbra, irá contar também com a apresentação de uma nova campanha, intitulada 'Dador Salvador', que tem como objetivo "motivar e sensibilizar novos dadores" neste verão.
Na mesma nota, o CHUC adianta que, neste momento, conta com cerca de 18 mil dadores inscritos, o que representa "cerca de 14 mil unidades de sangue total disponibilizadas ao ano. Infelizmente, este é um "número insuficiente para as necessidades atuais".
Podem ser dadores todas as pessoas com "bom estado de saúde e com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 quilos e idade compreendida entre os 18 e 65 anos".
Para uma primeira dádiva de sangue, o limite de idade é de 60 anos. "A dádiva de sangue é benévola e não remunerada e pode ser efetuada de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens", explica ainda o hospital.
Quer doar sangue no CHUC?
Local:
Bloco Celas - HUC CHUC - Centro de Simulação Biomédica
Avenida Bissaya Barreto, 3000-075 Coimbra
Horário:
Segunda a Sexta - 09h/13h - 14h/18h30
Sábados, Domingos e Feriados: 09h/13h – 14/16h
Leia Também: 'Gota a Gota'. JP lança campanha de promoção à dádiva de sangue