O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Covilhã, resgatou esta terça-feira um gavião-da-europa (accipiter nisus) no concelho da Covilhã.
Os elementos do NPA foram alertados por um popular que o animal se encontrava a deambular na via pública, na localidade de Boidobra, conta a GNR em comunicado.
Os militares deslocaram-se ao local e recolheram o exemplar, que aparentava estar "debilitado e incapacitado de voar".
A GNR acrescenta que a ave foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
O gavião distribui-se de forma esparsa pela região, vive em zonas florestadas densas onde procura as suas presas na densa folhagem, voando habilmente por entre esta. Por este motivo, explica a GNR, "muitas observações" desta ave duram apenas alguns instantes, até esta desaparecer novamente na mata.
A GNR aproveita para frisar que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, "poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas", nota.