A festa realizou-se no dia 26 de junho, com mais de uma centena de jovens, e os primeiros casos surgiram dois dias depois, após desenvolverem sintomas e terem tido teste positivo à covid-19, explicou Cristina Pecante à agência Lusa.
Após os primeiros casos detetados no dia 28 de junho, foram efetuados testes aos estudantes que participaram na festa e a familiares próximos.
A responsável adiantou que já foram testadas cerca de 180 pessoas e mais de uma centena estão em isolamento profilático.
A maioria dos infetados encontra-se assintomática, acrescentou.
Além dos jovens, o surto abrange familiares próximos.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.996.519 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 184,4 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.126 pessoas e foram registados 896.026 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.
Leia Também: AO MINUTO: Portugal? Bruxelas rejeita "dramatizar". Surto em Matosinhos