Portugal é, atualmente, o país da União Europeia (UE) com medidas mais restritivas face à Covid-19, segundo dados do índice 'Stringency Index' da Universidade de Oxford.
De acordo com dados relativos ao dia 2 de julho, o índice que mede o nível de restrições atribui a Portugal um valor de 74,07 (em que 0 é o menos restritivo e 100 o mais restritivo). Logo depois surgem a Alemanha e a Moldávia, com 67,59.
Este indicador, saliente-se, analisa nove métricas, nomeadamente, o encerramento de escolas, encerramento de locais de trabalho, cancelamento de eventos públicos, restrições a reuniões públicas, encerramento de serviços de transporte público, indicações para ficar em casa, campanhas de informação pública, restrições aos movimentos internos e controlos de viagens internacionais.
Portugal apresenta o nível mais elevado de restrições na UE© Universidade de Oxford
O Conselho de Ministros está, na manhã desta quinta-feira, reunido e antecipa a imprensa nacional que o Executivo deverá anunciar medidas mais restritivas para controlar a quarta vaga da pandemia de Covid-19.
Aliás, esta semana, o primeiro-ministro admitiu que "o país está enfrentar (...) uma quarta vaga desta pandemia. E não nos podemos distrair, não podemos relaxar, isto exige que aceleremos mesmo o processo de vacinação, vai ser feito um esforço muito grande nas próximas duas semanas, com condições que serão mais incómodas para quem se vacina, mas que reforçará a segurança de todos e particularmente aqueles que vão ver mais rapidamente alcançada a segunda dose da vacinação".
Na semana passada, recorde-se, o Conselho de Ministros decidiu que a entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana está apenas autorizada a quem apresente o certificado digital Covid ou teste negativo, aplicando-se ainda recolher obrigatório, diariamente, entre as 23h00 e as 05h00, em 45 concelhos de Portugal continental.
Leia Também: AO MINUTO: Novas restrições?; França desaconselha viagens para Portugal