O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, admitiu, esta segunda-feira, que 70% da população adulta em Portugal deverá ter a vacinação completa contra a Covid-19 daqui "a quatro semanas", já em agosto.
Sublinhando que o ritmo da vacinação tem acelerado bastante, como estava previsto, o responsável explicou que os seus cálculos prendem-se com o intervalo de tempo da administração da segunda dose das pessoas que foram agora vacinadas pela primeira vez.
"Tanto para a Pfizer como para a Moderna, o prazo para a segunda dose são quatro semanas e, portanto, dentro de quatro semanas esses 70% [da população adulta] estarão certamente atingidos", adiantou Diogo Serra Lopes, em declarações à RTP, esta manhã.
Importa referir que Graça Freitas, diretora-geral da saúde, também destacou, ontem, em entrevista à TSF e ao Jornal de Notícias, que o país está com um "excelente ritmo de vacinação" e previu que "no início de setembro, cerca de 80% da população elegível recebeu uma dose, e 70% duas doses".
A responsável referiu também que, caso estes números referentes à vacinação se verifiquem, Portugal fica com um "nível de imunidade bastante bom", mesmo com a variante delta em circulação.
"Não havendo risco zero, e dependendo, mais uma vez, da situação epidemiológica nessa altura, creio que a tendência será para assumir a nossa vida com alívio das medidas", avançou ainda Graça Fretas.
Leia Também: AO MINUTO: Medidas satisfazem; Marrocos impõe quarentena a Portugal