"Por forma a acelerar a segurança de todos", a task force para a vacinação no nosso país reforçou, esta terça-feira, "a orientação já anteriormente divulgada, quanto à antecipação da 2.ª dose da vacina da AstraZeneca para um intervalo de 8 semanas relativamente à data da 1ª dose".
Para o efeito, indica em comunicado a equipa do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, "incentivam-se os utentes que se encontram nesta situação, e que não tenham ainda sido contatados, a apresentarem-se proactivamente no mesmo Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) onde tomaram a 1.ª dose".
Os horários para tal podem ser consultados em https://covid19.min-saude.pt/antecipacao-das-2a-doses-de-astrazeneca/. Aqui encontra também as moradas dos CVC, todos separados por Administração Regional de Saúde.
A task force recorda que está disponível, através de um sistema de semáforos, em que pode consultar o tempo de espera expectável para cada Centro de Vacinação. Pode aceder e pesquisar o seu centro aqui.
Caso o Centro pretendido apresente um nível de afluência elevado, é então recomendado que o utente "considere efetuar a 2.ª toma durante o fim de semana, período durante o qual, por norma, o tempo de espera tem sido inferior", conclui a nota.
De lembrar que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais nove mortes (um aumento de 0,05%) e 2.650 novos casos (uma variação de 0,29%) relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta terça-feira no relatório epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o nosso país contabilizou um total de 17.173 óbitos e 912.406 infeções.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 13 de julho. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/MD0eW94rID
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) July 13, 2021
[Notícia atualizada às 15h34]
Leia Também: AO MINUTO: Mais de 3.400 recuperados. Internamentos descem em UCI