"Tendo em conta a suspensão de um lote de vacinas da marca Janssen, conforme divulgado por nota à imprensa do Infarmed de 14 de julho, e a consequente redução na disponibilidade de vacinas", a task force decidiu, esta quinta-feira, "suspender, de imediato, modalidade 'Casa Aberta'".
Em comunicado enviado às redações, a equipa de Gouveia e Melo indica ainda que esta "será retomada logo que possível".
A 'Casa Aberta" estava disponível para a vacinação de primeiras doses de pessoas com 40 ou mais anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.
De recordar que o Infarmed decidiu abrir, esta quarta-feira, uma investigação a um alegado caso de reações adversas à vacina da Janssen, no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra e suspender o lote em causa, pelo menos, para já.
"O Infarmed decidiu dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina no CVC de Mafra, assim como suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas", lê-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto pelo Infarmed.
Apesar disso, na mesma nota, a Autoridade Nacional do Medicamento vinca que, foram notificados casos de reações adversas com a vacina Janssen, no CVC de Mafra, mas "não foram reportados, até à presente data, suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado".
Entre as reações adversas reportadas no CVC de Mafra, após a administração de doses da Janssen, estão "a perda de consciência súbita e breve, seguida de restabelecimento espontâneo".
Os últimos números oficiais indicam que mais de 42% dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou pelo menos uma dose. Só esta semana foram administradas mais de um milhão de doses, o valor mais alto desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.
[Notícia atualizada às 11h50]
Leia Também: AO MINUTO: Janssen 'suspende' Casa Aberta; Governo já está reunido