Um português foi condenado a quatro meses de prisão por ter sido considerado culpado por um crime contra a segurança rodoviária, em Espanha. O homem circulou 11 quilómetros em contramão, numa autoestrada em Badajoz, obrigando vários condutores a realizar manobras perigosas para evitarem colisões.
De acordo com o jornal espanhol Hoy, o Tribunal de Badajoz deu como provado que João António J. L. circulou, a 17 de maio de 2021, na autoestrada E-90, no seu carro Ford Fiesta. Pelas 17h locais (16h em Portugal Continental), o homem foi visto a circular na autoestrada em direção a Portugal, mas em sentido contrário (ou seja, circulava em direção a Madrid).
João circulou em sentido contrário entre o quilómetro 407 e o quilómetro 396, no concelho de Badajoz, conduta que "põe claramente em perigo a vida e a integridade física dos restantes utentes que circulavam corretamente" e que tiveram de realizar "manobras repentinas para evitar a colisão", considerou o Ministério Público.
O Ministério Público pediu uma sentença de seis meses de prisão e a retirada da cartão de condução durante um ano, mas o pedido foi reduzido porque foi alcançado um acordo antes do julgamento. Com efeito, o português foi condenado a quatro meses de prisão e fica também impedido de conduzir por um período de oito meses.
Leia Também: GNR aprende mais de 800 kg de sardinha avaliados em quase 5 mil euros