Portugal vai disponibilizar a Cabo Verde um novo lote de vacinas contra a COVID-19, anunciou, esta sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros. No total são 24 mil doses, "acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração - seringas e agulhas, entre outros -, que chegam hoje à cidade da Praia e serão entregues às autoridades de saúde cabo-verdianas".
Esta ação, indica a nota do gabinete de Santos Silva, decorre no âmbito do "compromisso político de disponibilizar aos PALOP e Timor- Leste pelo menos 5% das vacinas contra a COVID-19 adquiridas por Portugal, estando enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor- Leste".
Ainda segundo o Executivo, esta ação resulta do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal na cidade da Praia, e do Ministério da Saúde, através da Direção Geral de Saúde, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e da Task Force do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal.
Recorde-se que o Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros entregaram ontem, no aeroporto de Luanda, uma primeira remessa de 50 mil vacinas contra a Covid-19 destinadas a Angola no âmbito da cooperação da CPLP.
Leia Também: Angola reporta 101 novos casos, um óbito e 104 recuperações