Vacinação? Gouveia e Melo quer senhas no telemóvel para evitar filas
A medida poderá entrar em vigor já no início do próximo mês de agosto.
© Global Imagens
País Covid-19
A Task Force da vacinação quer criar um sistema de senhas através do telemóvel para evitar filas nos centros de vacinação em Portugal, noticia este domingo o Público. A medida, ideia de Gouveia e Melo, poderá entrar em vigor já no próximo mês de agosto.
A intenção, avança a publicação, é que, para o utente, seja possível escolher o local e a data - como já acontece - mas também a hora a que será inoculado com a vacina contra a Covid-19.
"A ideia é a seguinte: quero ser vacinado hoje, vou ver o centro que está com semáforo verde [sem atrasos], tiro a senha no telemóvel, às 10h30 apareço e pronto. No início de Agosto quero ter isso a funcionar", disse o vice-almirante.
De recordar que os centros de vacinação nacionais funcionam com um sistema de semáforos que indica o tempo de espera até que seja atendido. No caso de a luz do semáforo virtual estar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora e quando a cor for verde o período provável de espera é de 30 minutos.
A afluência ao local onde se vai ser vacinado pode ser consultada através da página na Internet do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em https://covid19.min-saude.pt/cvc
Já os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na internet da Direção-Geral da Saúde, no endereço https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-covid
Os últimos números oficiais indicam que mais de 42% dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou pelo menos uma dose. Só esta semana foram administradas mais de um milhão de doses, o valor mais alto desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.
Leia Também: AO MINUTO: Enchente no GP da Grã-Bretanha. Futebolistas infetados nos JO
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com