Em Portugal, necessita do certificado digital para entrar em hotéis ou Alojamentos Locais em todo o país e, nos concelhos de risco elevado e muito elevado, este documento é o seu 'passaporte' para ir a restaurantes às sextas-feiras a partir das 19h, ao fim de semana e aos feriados. Mas estas não são as 'únicas' utilidades: se vai viajar, o certificado é fundamental.
Um documento que ateste que tomou as duas doses da vacina, que tem um teste negativo ou que está recuperado da Covid-19 é preciso para viajar - de recordar que o certificado digital não é obrigatório -, mas pode facilitar.
Apesar de ser facultativo, não sendo uma condição prévia para poder movimentar-se na Europa, a falta de certificado, explica o SNS, fará com que os cidadãos possam "ficar sujeitos a medidas adicionais, como procedimentos de testagem e quarentena/isolamento profilático obrigatório, à chegada ao país de destino".
Mas em que países pode ser usado o certificado digital Covid-19? Este é válido, recorde, em todos os Estados-Membros da União Europeia, mas não só. Também na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.
De lembrar ainda que o certificado é gratuito, não tendo qualquer custo associado. Para o ter, pode usar a aplicação SNS24 ou pedir que este seja enviado para o seu email através do Registo Nacional de Utentes. Qualquer pessoa com número de utente do Serviço Nacional de Saúde o pode solicitar.
Dúvidas? Este guia do SNS responde às perguntas mais frequentes
Leia Também: Ministro defende que viagens devem ser avaliadas "através do certificado"