"É preciso coragem para se ser bombeiro". Marcelo honra Neuza e Carlos

O Presidente da República marcou presença, este sábado, nas cerimónias fúnebres dedicadas aos dois bombeiros que perderam a vida na passada quinta-feira, a caminho de um incêndio rural.

Notícia

© Getty Imagens

Anabela Sousa Dantas
24/07/2021 15:41 ‧ 24/07/2021 por Anabela Sousa Dantas

País

Vinhais

Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença, esta tarde de sábado, em Vinhais, no distrito de Bragança, para prestar homenagem aos dois bombeiros que perderam a vida na quinta-feira, quando se dirigiam para um incêndio. O chefe de Estado quis "exprimir a solidariedade comovida de todos os portugueses" perante a partida precoce de Neuza Guedes, de 36 anos, e Carlos Morais, de 22 anos.

Num breve discurso, o Presidente da República homenageou Neuza e Carlos, ao mesmo tempo que fez um elogio a todos os bombeiros.

"É preciso ser-se corajoso para se ser bombeiro", começou por dizer. "Todos temos de ter coragem no nosso dia-a-dia, mas há quem - elas e eles - tenham que ter mais coragem todos os dias, expondo a sua vida para salvar a vida dos outros", acrescentou.

"Ser-se bombeiro implica paixão. A paixão de servir os outros, de servir sempre, 24 horas por dia se necessário, dia e noite, mais no verão mas também no inverno, todas as estações do ano, toda a vida", disse.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou, ainda, uma palavra às famílias dos dois bombeiros. "Nós, portugueses, somos uma família, mas dentro dessa família há muitas famílias. Quero acompanhar a dor de duas famílias que viram partir quem não devia partir tão cedo", indicou. "Nasce-se bombeiro, vive-se bombeiro e morre-se bombeiro, em família".

Sublinhe-se que o dois bombeiros morreram na tarde de quinta-feira, no despiste de uma viatura da corporação de Vinhais que seguia para o combate de um incêndio rural em curso na zona de Travanca. De acordo com o comandando do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o veículo de combate a incêndios "despistou-se na estrada e acabou por cair num declive e capotou".

A Câmara de Vinhais decretou, na quinta-feira, três dias de luto municipal pela morte de dois bombeiros do concelho.

Leia Também: Bombeiros morreram em acidente em Vinhais. As homenagens a Neuza e Carlos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas