A temporada tauromáquica de 2021 inaugura-se esta quinta-feira, dia 5 de agosto, no Campo Pequeno, em Lisboa, mas com uma manifestação marcada para as horas que a antecedem. No Facebook, a Ação Direta Portugal criou um evento para juntar pessoas num 'Protesto Contra a Tauromaquia' em frente à praça.
Indicando que "a tortura volta ao Campo Pequeno", os organizadores marcaram a manifestação para as 19h30, exatamente duas horas antes do início da corrida de touros.
"Das poucas vantagens que esta pandemia trouxe, talvez o adiamento/cancelamento das touradas tenha sido o melhor que aconteceu", indicam ainda nas redes sociais, acrescentando que, contudo, os "bárbaros não ficaram quietos..."
"Houve algumas 'festas' tauromáquicas, touradas à porta fechada, em herdades particulares... mas nada que lhes inflame o ego sedento de sangue e ovações", acusam ainda os promotores, assinalando que, amanhã, estarão "à entrada do Campo Pequeno, para mostrar, uma vez mais, que basta de touradas em Portugal". "Tourada não é Cultura!", reivindicam.
Manuela Gonzaga, candidata do PAN à Câmara Municipal de Lisboa, marcará presença no protesto.
'Dentro de portas', o evento tem início às 21h30 e conta com os cavaleiros António Telles, Marcos Bastinhas e Francisco Palha. Já os forcados serão de Lisboa e de Coruche.
Leia Também: Construção do projeto residencial Lumino já começou no Campo Pequeno